Aprenda Como Rodar o PHP – 03

Sem Comentários Postado em: 13/06/2016 |

Como rodar o PHP

PHP é uma linguagem  que roda no lado servidor. Para você aprender como rodar o PHP você vai precisar basicamente de três coisas:

 

Como Rodar o PHP

 

Passo 01 – Apache

Você pode transforma a sua máquina que utiliza em casa (pc, mac, notebook) em um servidor. Ou seja, dentro do seu próprio computador você vai ter as duas partes, que é a client-side e a server-side.

Para isto será necessário instalar um servidor web que é o Apache, ele fará o papel de interpretador de HTML. Como visto nos posts anteriores, o cliente faz uma solicitação feita ao servidor e o apache interpreta esta solicitação.

Vale lembrar que o apache só consegue interpretar o HTML, ele não consegue ler códigos PHP ou qualquer outros semelhantes. Sendo assim, percebe-se a importância de primeiramente instalar o apache para somente depois seguir com os outros procedimentos.

 

Passo 02 – Interpretador de PHP

Uma vez instalado o apache, agora é a hora de instalar o interpretador de PHP. Pois é ele que vai ler todas as rotinas que estão inseridas dentro dos códigos da solicitação feita pelo cliente. Quando se fala em rotinas em PHP, significa dizer que se tiver alguma ligação com o banco de dados ele fará, si tiver de fazer um download de um arquivo, abrir um mp3, abrir uma imagem. Enfim, ele vai interpretar todas as rotinas predeterminada pelo programador e entregará para o apache que entregará para o cliente que fez a solicitação.

 

 

Quer aprender a programar PHP começando do Zero? Clique aqui e saiba mais: CURSO DE PHP COMPLETO

 

 

Passo 03 – Ferramenta de Banco de Dados

Geralmente quando se trata de ferramenta de banco de dados para o PHP o mais utilizado é o MySQL, isto porque tem uma maior compatibilidade com o PHP. Todavia, nada impede de se utilizar outros, não é uma regra imutável e rígida a ser seguida.

 

Então estas três estruturas cria as possibilidades de como rodar o PHP na sua máquina. para você obter estas ferramentas não precisa pagar absolutamente nada, todas elas são grátis e podem ser baixadas nas suas respectivas páginas.

É importante deixar claro que fazer as configurações destas aplicações não é algo tão simples, tem uma série de configurações a serem feitas e que quase sempre apresenta erro (kkk). Isso porque depende muto da versão da qual você está utilizando.

 

O que é o AMP?

Pensando em uma forma de facilitar e evitar estes possíveis erros, foi criado uma alternativa que ao usuário final é bastante simples e prática, pois não precisa se preocupar em configurar basta instalar o AMP.

O AMP nada mais é do que as iniciais das três aplicações que você utiliza para trabalhar como programador PHP, ou seja, Apache, MySQL e PHP. Veja a ilustração abaixo:

Como Rodar o PHP- 2

 

Para você utilizar o AMP terá de usar a versão específica para o seu sistema operacional. Sendo assim, quando for pesquisar no google ou qualquer outro site de busca, basta acrescentar a inicial do sistema operacional:

 

Vale lembrar que além destes existem outros também que podem ser utilizados e que atendem perfeitamente as necessidade, como exemplos o Easy PHP e o XAMPP. Este último tem um diferencial peculiar, pois ele pode ser utilizado para qualquer sistema operacional, facilita ainda mais o trabalho.

Você deve ter observado que o XAMPP tem um segundo “P”, este é exatamente o representante do PHP MYADMIN, que você pode ver na imagem acima. 

O phpMyAdmin é uma aplicação web que permite gerir as bases de dados MySQL. Ele é na verdade uma interface gráfica para facilitar a o uso do MySQL, pois sem ele o que você visualiza é código puro, exigindo ainda mais conhecimento de sua parte e mais atenção. Entenda que ele não é obrigatório, sua instalação e uso é facultativa.

 

Portanto, é desta forma que você terá como rodar o PHP, seguindo estes passos que apresentei. Você vai precisar do Apache, MySQL e do PHP, tendo todos estes passos funcionando corretamente você terá o seu local host que servirá como o seu servidor para rodar suas aplicações

 

Mais posts desta série:

01 – O que é PHP ? Saiba tudo sobre esta linguagem

02 – O que é Programador BackEnd PHP

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



PUBLICIDADE

[Manoel Jailton, Tutor do Curso Formação PHP]

Conheça Manoel Jailton. Seu tutor neste curso!

Autodidata e Apaixonado pelo conhecimento. Autor de Cursos de vários assuntos como: PHP, Delphi, Java, C#, VB.NET, Front-End, Matemática, Português, Física e muitas outras

Em 2007 criou a mjailton Treinamentos, e como Programador e Professor vem criando os melhores e mais completos cursos em videoaulas de vários assuntos.

Em 2014 criou o Método ágora de Ensino, que tem como principal característica simplificar a forma de ensino independentemente de qual seja o assunto ou o nível do aluno, dando a possibilidade de qualquer pessoa aprender de forma clara, objetiva e com qualidade.

Eterno estudante e sempre buscando novos conhecimento. Será o seu professor neste fantástico curso.

Canais de Atendimento:

  • Por Telefone: +55 98 3302.4858
  • Por E-mail: mjailton@gmail.com
  • Site Oficial: mjailton.com.br

Rua 49, Quadra 36 , casa 30
65071260 / São Luís/ MA
Brasil

Intelimax Comercio Ltda
CNPJ: 10.175.153/0001-23

© 2017 - mjailton treinamentos todos os direitos reservados