O que é PHP e MySQL – 04

Sem Comentários Postado em: 13/06/2016 |

O que é PHP e MySQL?

Vamos aprender neste post exatamente o que é PHP e MySQL, embora já tenha definido em um post anterior (O que é PHP) vou deixar aqui o seu conceito para reforçar o seu entendimento.

PHP – é uma linguagem  de Programação

MySQL – É um sistema gerenciador de Banco de Dados

Como se pode perceber, as diferenças entre ambos é bem definida, uma vez que o PHP é uma linguagem enquanto que o MySQL é um banco de dados, duas funções totalmente distintas muito embora um complemente o outro.

Para entender melhor a interação função de cada um, observe a ilustração abaixo:

O que é PHP e MySQL

 

Para poder ter a estrutura do aplicativos que se encontra no centro foi utilizado a linguagem PHP, isto através da tags HTML para dizer onde começa e termina uma tabela, informar onde é lista e assim várias outras instruções. Para manipular informações de forma dinâmica o PHP foi fundamental, por exemplo, as informações da lista de clientes da tabela no centro foram pegas de algum lugar e apresentadas ao usuário.

 

Tarefas do PHP e MySQL

Observe que no topo da aplicação há um campo de pesquisa, onde naturalmente você vai utilizar quando desejar pesquisar um determinada informação. Tanto a lista no centro quanto a pesquisa são desenvolvidas através de funções e rotinas determinada pelo PHP.

Você deve ter percebido que o PHP manipula as informações que se encontram no sistema, ou seja, estas informações estão armazenadas em algum lugar. É exatamente aí que entra o MySQL, ele é o banco de dados onde ficam armazenadas as informações do sistema e que entregarão sempre que for requisitado pelo usuário através de uma pesquisa ou consulta.

No MySQL o que você vai encontrar são apenas informações como nome, endereço, telefone, CPF e outros. Quando se precisa destas informações é necessário utilizar algumas estruturas que fazem a ligação entre PHP e MySQL, exitem algumas funções e classes que cumprem este papel.

 

Quer aprender a programar PHP começando do Zero? Clique aqui e saiba mais: CURSO DE PHP COMPLETO
Papel do MySQLi e PDO

No PHP você tem duas opções para fazer a conexão com o banco de dados que são o MySQLi e o PDO. Ambas das opções são na verdade um conjunto de funções que vão manipular o banco de dados, ou seja, vou trazer as informações que estão armazenadas no MySQL para o PHP e lá poderei excluir, alterar ou fazer outras manipulações.  Claro que cada um tem suas particularidades, mas ambos cumprem as suas funções.

Espero que até aqui você esteja compreendendo o que é PHP e MySQL, vendo qual o papel de cada um e suas funções específicas em um sistema web ou site. 

PHP MyAdmin

Continuando, digamos que você esteja dentro do MySQL e queira visualizar as informações que estão lá. Neste momento não importa se esta aplicação está conectado ou não com o PHP. Para fazer esta visualização do dados você pode utilizar o PHP MyAdmin, lembrando que ele não é o único, existem várias outra interfaces gráfica que servem para manipular o MySQL.

Estas interfaces gráficas possibilitam você se conectar direto com o banco de dados no MySQL e manipular as informações sem necessariamente precisar estar dentro da sua aplicação. O que o PHP faz na verdade é criar uma instância dos dados que estão dentro do MySQL e dentro da sua aplicação você consegue manipular estas informações.

Finalizando

Para finalizar é importante reforçar que o PHP e o MySQL são totalmente independentes, um não depende do outro. Um exemplo claro disto é que eles não precisam estar no mesmo servidor para funcionar normalmente, basta fazer as configurações corretas e a conexão.

Outro detalhe é que você  não programa no MySQL, não é desenvolvido nenhuma aplicação nele, apenas armazena as informações. Para programar você utiliza o PHP, pois ele que é a linguagem de programação.

Mais posts desta série:

01 – O que é PHP ? Saiba tudo sobre esta linguagem

02 – O que é Programador BackEnd PHP

03 – Como Rodar o PHP

 

 

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



PUBLICIDADE

[Manoel Jailton, Tutor do Curso Formação PHP]

Conheça Manoel Jailton. Seu tutor neste curso!

Autodidata e Apaixonado pelo conhecimento. Autor de Cursos de vários assuntos como: PHP, Delphi, Java, C#, VB.NET, Front-End, Matemática, Português, Física e muitas outras

Em 2007 criou a mjailton Treinamentos, e como Programador e Professor vem criando os melhores e mais completos cursos em videoaulas de vários assuntos.

Em 2014 criou o Método ágora de Ensino, que tem como principal característica simplificar a forma de ensino independentemente de qual seja o assunto ou o nível do aluno, dando a possibilidade de qualquer pessoa aprender de forma clara, objetiva e com qualidade.

Eterno estudante e sempre buscando novos conhecimento. Será o seu professor neste fantástico curso.

Canais de Atendimento:

  • Por Telefone: +55 98 3302.4858
  • Por E-mail: mjailton@gmail.com
  • Site Oficial: mjailton.com.br

Rua 49, Quadra 36 , casa 30
65071260 / São Luís/ MA
Brasil

Intelimax Comercio Ltda
CNPJ: 10.175.153/0001-23

© 2017 - mjailton treinamentos todos os direitos reservados