Linguagem PHP – As 7 Perguntas Mais Comuns Sobre PHP

Saiba Quais são As 7 Perguntas Mais Comuns Sobre a Linguagem PHP

Vou mostrar para você quais são As 7 Perguntas Mais Comuns Sobre a linguagem PHP e tenho certeza que em algum momento você já deve ter feito pelo menos uma delas. Leia este artigo até o final e saiba algumas curiosidades desta poderosa linguagem.

#01 – O que é a Linguagem PHP ?

linguagem php - O que é PHP ?

A primeira das 7 Perguntas Mais Comuns Sobre a linguagem PHP é clássica e todos se fazem: o que é PHP?

Esta pergunta talvez seja a mais lógica de todas, afinal de contas, se você vai estudar sobre um determinado assunto o mínimo que tem saber é a sua definição ou conceito. Desta forma, para não correr risco de haver divergência ou qualquer risco de errar, nada melhor que a definição da própria documentação da linguagem PHP:

“PHP é uma linguagem de script embutida no HTML. Muito da sua sintaxe é emprestada de C, Java e Perl com algumas características específicas do PHP juntas. O objetivo da linguagem é permitir que desenvolvedores web escrevam páginas geradas dinamicamente de forma rápida.”

Devido a sua facilidade de uso e aprendizagem, excelente aceitação na maioria dos servidores, a linguagem PHP tem muitos adeptos no mundo todo. Segundo seus próprios reguladores, por ser uma linguagem com funcionamento basicamente no lado do servidor, ela dar a liberdade de fazer qualquer coisa que um programa CGI faz.

Em outras palavras, PHP é uma linguagem robusta que te permite usar a imaginação e desenvolver projetos incríveis, bastando para isso que você use sua criatividade e imaginação. Sites, sistemas online, lojas virtuais, blogs e tantos outros serviços muito presentes no nosso cotidiano.

#02 – Qual o significado da sigla PHP?

linguagem php - O que significa a sigla php ?

Aqui é algo interessante e ao mesmo tempo curioso, pois na sigla de PHP existe um acrônimo dentro de outro acrônimo. Confira:

PHP: Hypertext Preprocessor”

Como você pode observar, o “P” de PHP é um acrônimo em si. Isto acontece por que quando foi desenvolvida a primeira a sua primeira versão, lá nos anos de 1994, PHP originalmente significava: Personal Home Page. Devido o seu crescimento e evolução, foi necessário reformular sua definição, pois novos recursos foram acrescentados e outros rumos mais avançados fizeram com que a linguagem se adapta-se à sua nova realidade.

O caso do PHP é explicado pelo termo acrônimo recursivo, ou seja, quando um acrônimo tem dentro de si um outro acrônimo. É estranho, mas não é algo único e isolado, acontece bastante em termos inglês, como você pode conferir abaixo:

  • GNU – GNU (is) Not Unix
  • WINE – WINE Is Not Emulator
  • LINUX – LINUX Is Not UniX
  • BING – BING Is Not Google
  • ZFS – ZFS File System
  • PNG – PNG’s Not GIF

Esta foi a segunda das 7 Perguntas Mais Comuns Sobre PHP, aconselho que leia até o final deste artigo e conheça as outra perguntas e tire suas dúvidas sobre PHP, vai valer muito a pena ver as resposta, com certeza vai ajudar você.

#03 – Onde PHP é utilizado?

linguagem php - onde o php é utilizado ?

Esta pergunta é interessante, pois nos levar a refletir sobre alguns aspectos da vida moderna. alguns produtos de tão presente nas nossas vidas acabam sendo visto como algo normal e que nem mesmo nos damos conta de sua origem ou existência, só percebemos quando não está lá. É o caso do Bombril, Gillette, Coca-cola, Aveia Quaker e tantos outros produtos.

Com o PHP acontece este mesmo fenômeno. O simples fato de você estar lendo este artigo já demonstra isto, pois este blog é todo desenvolvido em WordPress, que é totalmente desenvolvido em PHP. O mesmo acontece com CMS’s famosos como Magento, Joomla, Drupal e tantos outros.

De repente você não saiba exatamente o que seja um CMS, mas com certeza conhece sitea gigantes como:

Todos estes site utilizam PHP, alguns como Google, Youtube e Facebook combinam com outras linguagens, outros como o wikipedia são 100% em PHP. O que deve ser compreendido aqui é que a linguagem PHP é uma linguagem poderosa e que tem muita versatilidade, pode atender diversos tipos de serviços e necessidades, depende muito de quem o utiliza e como aplica.

#04 – Quais Sistemas Operacionais suportam PHP?

linguagem php - quais sistemas operacionais suportam php

A quarta das 7 Perguntas Mais Comuns Sobre a linguagem PHP é sobre sistemas operacionais, e a resposta para esta pergunta é muito simples, praticamente todos os Sistemas Operacionais suportam a linguagem PHP. Esta é uma das grandes vantagens do PHP, pois Linux com todas as suas variações,  Windows, Mac OS X, RISC OS e outros menos conhecidos e utilizados tem uma perfeita aceitação.

Desta forma, não importa qual o seu S.O. preferido, você poderá desenvolver seus projetos em PHP sem se preocupar quanto a compatibilidade, uma vez que a desenvoltura e rendimento permanecerá intacto em ambos sistemas.

Uma outra vantagem a se ressaltar é que a esmagadora maioria dos servidores web também tem uma compatibilidade sem risco e problemas com PHP. Esta versatilidade única do PHP é responsável pelo seu tremendo sucesso entre programadores do mundo inteiro, fazendo dele hoje uma das linguagens mais utilizadas nos mais diversos projetos.

#05 – PHP é Compatível com os Banco de Dados mais utilizados atualmente?

linguagem php - quais banco de dados são compatíveis ?

Um dos grandes pontos fortes e diferenciais da linguagem PHP é a sua comunicação com os mais variados tipos de bancos de dados existente hoje no mercado. Esta variação de compatibilidade faz com que os programadores se sintam à vontade e mais seguros ao se dedicarem no desenvolvimento de seus projetos.

Praticamente todos os banco de dados existentes podem ser trabalhados com PHP, pois tem na sua plataforma nativa uma perfeita integração com:

  • ADABAS
  • ORACLE
  • SYBASE
  • MySQL
  • SQL SERVER
  • Firebird/
  • Interbase
  • DBASE
  • INFORMIX
  • mSQL
  • POSTGRESQL
  • SQLite
  • SQLite3
  • além de suportar ODBC
  • CUBRID
  • DB++
  • dBase
  • filePro
  • FrontBase
  • IBM DB2 — IBM DB2, Cloudscape and Apache Derby
  • Informix
  • Ingres — Ingres DBMS, EDBC, and Enterprise Access Gateways
  • MaxDB
  • Mongo — MongoDB driver (legacy)
  • MongoDB — MongoDB driver
  • Mssql — Microsoft SQL Server
  • OCI8 — Oracle OCI8
  • Paradox — Paradox File Access
  • SQLSRV — Microsoft SQL Server Driver for PHP
  • Sybase
  • tokyo_tyrant

Como pode perceber, uma variedade de banco de dados que podem ser trabalhado com PHP sem nenhum problema, todos estes tem total integração com a linguagem. Você não vai se preocupar quanto à banco de dados, essa múltipla escolha dá uma liberdade para você trabalhar com a que melhor se adéqua à sua realidade. Esta foi a quinta das 7 Perguntas Mais Comuns Sobre PHP, continue veja as outras.

#06 – PHP trabalha com Programação Orientada a Objetos?

linguagem php - programação orientada a objetos com php

Sim. Com PHP você pode trabalhar tanto da forma procedural tradicional quanto Programação Orientada a Objetos com total desenvoltura. Um fato interessante é que, caso seja necessário ou seja do seu desejo, você pode mesclar as duas formas de programação no mesmo projeto sem o menor problema.

Trabalhar com Orientação a Objetos hoje é uma recomendação do mercado de trabalho, você saber programar neste estilo é de suma importância, visto que dá mais desempenho e ganho de tempo ente um projeto e outro. PHP hoje tem total aceitação deste estilo pois está sempre se atualizando e adequando às realidade que são exigidas, como não poderia deixar todos os seus usuários a ver navios, ela se preocupou em atender esta necessidade e melhor servir àqueles que se utilizam dela.

#07 – Como Aprender Programar em PHP ?

linguagem php - como aprender php ?

Nesta última das 7 Perguntas Mais Comuns Sobre a linguagem PHP vou falar como você pode também aprender a trabalhar com ela. A linguagem PHP é uma das mais utilizadas hoje por ser de fácil compreensão e ter aplicações práticas em pouco tempo de uso. Existem vários cursos PHP online no mercado brasileiro que podem ser classificados como excelentes, bons, regulares, ruins, gratuitos, pagos, planos de assinaturas.

O nosso curso de PHP online – PHP Prime se diferencia pela metodologia de estudo, organização dos assuntos e um roteiro passo a passo onde você pode aprender programar php em até 04 meses, exatamente, em até meses você já consegue desenvolver seus próprios projetos.

Eu sei que pode parecer ilusório ou apenas mais um apelo de marketing, porém, muitos alunos têm experimentado a transformação e a realização dos seus sonhos de se tornarem um programador php profissional.

O curso foi organizado baseado nas pesquisas das dificuldade dos alunos e criado uma sequência onde o alunos simplesmente clica no botão próximo e tudo já está organizado e disponível para ele simplesmente estudar.

Um dos conceitos mais importantes deste curso e que faz toda a diferença na vida de quem está iniciando do zero ou mesmo já tem noção de programação é Aprendendo a Pensar Como Programador. Este conceito faz com que você mude seu pensamento e realmente pare para tentar ver os problemas como os programadores veem, é incrível como as soluções vão surgindo na sua mente quando você começa a pensar desta forma.

Então, se realmente quer  aprender PHP de verdade, sem enrolação, partindo do zero, com roteiro bem definido onde você sabe o seu ponto de partida e onde vai chegar, com desenvolvimento de projetos reais como exigem o mercado e com aplicação de conhecimentos profundos de banco de dados e programação orientada a objetos, o curso de php online –  PHP Prime é a solução definitiva pra você e você pode fazer sua inscrição clicando aqui , comece hoje mesmo e comprove você mesmo tudo o que estou dizendo aqui.

Você viu que maravilha? PHP é realmente incrível. E, se você for esperto, você também vai querer fazer parte deste mundo. Espero realmente que estas 7 Perguntas Mais Comuns Sobre PHP possam ajudar a compreender um pouco mais sobre esta poderosa linguagem e que você não perca tempo e comece logo a estudá-la e desfrutar de todos os recurso que ela oferece.

veja alguns depoimentos:

Linguagem php - depoimento de alunos

clique aqui e faça parte deste time

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *