menu
mostrar sidebar

Video 02 - O que é o PHP

Postado em: 26/06/2016 tags: java, android, programação

O que é PHP ?

Nesta série de vídeos vou ensinar a você tudo o que precisa para saber de fato o que é PHP e como esta linguagem vai ajudar na sua carreira de programador profissional. A razão de ter criado esta série Conhecendo a Linguagem PHP partiu da intensa necessidade de ajudar muito alunos, seguidores e cliente que todos os dias me enviam e-mails com suas dúvidas e expectativas relacionadas a esta linguagem. Procurando uma forma de ajudá-los, resolvi compilar as dúvidas mais frequentes e também o que de fato você obrigatoriamente tem de saber antes de começar os seus estudos de PHP, pois assim você saberá de de fato esta é a linguagem que atende as suas necessidades, evitando de você gastar tempo e energia, que hoje é muito valioso.
Quer aprender a programar PHP começando do Zero? Clique aqui e saiba mais: CURSO DE PHP COMPLETO
 

Conceituando o que é PHP

PHP é uma linguagem que que roda no lado servidor e permite criar sites WEB dinâmicos, possibilitando uma interação com o usuário através de formulários, parâmetros da URL e links. Com o PHP é possível interagir com bancos de dados e aplicações existentes no servidor, com  a vantagem de não expor o código fonte para o cliente.
Como funciona o PHP?
É importante entendermos o funcionamento da linguagem PHP, pois quando fazemos isto os conceitos ficam mais claros e compreensíveis para nós, resultando em um melhor aprofundamento do mesmo. Na série Tudo o Que Você Precisa Saber Antes de Aprender a Programar  quando falei de programação web, expliquei que existe duas formas de programar, FrontEnd (lado cliente) e BackEnd (lado servidor). Abaixo eu reapresento os conceitos lá apresentados para que você se recorde, caso tenha assistido à série, e caso não tenha visto antes tem agora a oportunidade de ver:
Front-End ou Lado Cliente
O Front-End representa a interface entre o usuário e o servidor (back-end). É no front-end que  os usuários interagem com o seu aplicativo, representa a parte visual, geralmente formado por imagens, links, formulário, botões, etc.  Para desenvolver o Front-End você não precisa ser um programador.
Back-End ou Lado Servidor
O back-end é onde ficam as regras de negócio, onde acontece acesso ao banco de dados, verificação de usuários logados, envio de email, upload de imagem, enfim todas as tarefas que exigem processamentos a nível de servidor. A parte do back-end é onde de fato o programador Web atua.
Banco de Dados
Os bancos de dados servem para armazenar informações importantes para a execução da aplicação e isto é feito no lado do servidor. Para que ajude ainda mais a sua compreensão veja a ilustração abaixo onde é apresentado o dinamismo do lado cliente-servidor. Com a explanação feita no próprio vídeo acima você vai passar a ter uma visão holística do que acontece no simples fato de estar lendo ou assistido a este post agora.   [caption id="attachment_708" align="aligncenter" width="618"]O que é PHP - Modelo Cliente-Servidor Ilustração do modelo Cliente-Servidor que acontece a todo instante na web.[/caption]   Como pode perceber, no caso do modelo cliente-servidor o fluxo de dados processado acontece no lado do cliente, ficando para o servidor o papel de apenas servir a solicitação do cliente, não gerando processos complexos no servidor em si. Entender este processo é super fundamental, pois quando você pergunta o que é PHP é importante que saiba também estes passos que acontecem a todo o instante.  
Mais posts desta série:
02 – O que é Programador BackEnd PHP 03 – Como Rodar o PHP 04 – O que é PHP e MySQL 05 – Vale a penas usar o PHP 06 – Como Desenvolver Sites Sem Saber Programar

Outras Aulas

Canais de Atendimento:

  • whatsapp:
    +55 98 99026568
  • Por E-mail:
    mjailton@gmail.com
  • Site Oficial:
    mjailton.com.br
  • Endereço: Rua 49, Quadra 36 , casa 30, Vinhas Brasil
  • CEP:65071260 / São Luís/ MA