php online – 05 Hábitos que todo programador precisa ter

PHP Online – Conheça os 5 Hábitos Que Todo Programador PHP Precisa Ter

Vou apresentar para você os 5 hábitos que todo programador PHP precisa ter para seguir na sua carreira com êxito e sucesso. Embora esteja voltado para o programador PHP, toda e qualquer pessoa que deseja entrar na área de programação de computadores, independentemente da linguagem, ou mesmo que estude php online ou presencial, precisa conhecer os hábitos necessários para alcançar o sucesso. Abaixo os apresento e espero que você possa compreender e aplicar na sua vida de programador.

Devo lembrar que estes hábitos não são obrigatórios, mas uma vez que você os siga tem uma grande chance de evitar uma série erros que estendem o seu tempo de aprendizagem e faz com que retarde ainda mais o começo de sua carreira de sucesso.

1- FOCO

curso de php online - tenha foco

Quando uma pessoa se prontifica a entrar no mundo da programação quase sempre ela acaba por desviar-se do seu foco principal por querer aprender várias linguagens ao mesmo tempo e como resultado final acaba não aprendendo nenhuma.Um exemplo disso, digamos que você esteja fazendo um curso de php online e aí, e por algum motivo ouviu falar em outras linguagens como java, o delphi, o android, c#, e aí começa aquele desespero tentando estudar tudo ao mesmo tempo, no final, você acaba não aprendendo nenhuma e o tempo vai passando e você ficando pra trás.

Outro exemplo de falta de foco, é quando você inicia o estudo de uma linguagem, porém já quer ir direto para o final, ou seja, você acabou de iniciar os estudos, mas já quer logo desenvolver projetos, sem antes conhecer os fundamentos da linguagem, sem passar por todas as etapas, o resultado disso é sempre frustração, pois você entra em um ciclo vicioso, se iludindo achando que está aprendendo, porém não tem uma base para sustentar o seu conhecendo.

Muitos tem preguiça de tentar programar sozinho, de fazer exercícios, de pensar, de raciocinar, de estudar os princípios e querem logo ir para o avançado sem ter finalizado o básico e com isso não consegue avançar na programação e passam muito tempo e não conseguem ver o resultado. Eu tenho um aluno que faz nosso curso de php online chamado sylvio Távora que durante muito tempo passou por isso até que finalmente ele entendeu e conseguiu avançar, veja o que ele fala.

Veja o exemplo do Sylvio Távora

Se você está enquadrado nesta situação o meu conselho é que pare agora mesmo, pois caso insista em estudar desta forma (atropelando as coisas) vai acabar desistindo da carreira de programador e ainda corre o sério risco de frustrar-se para sempre com a programação. Vai cair no erro de colocar em sua mente que você não nasceu para isto e que jamais irá aprender uma linguagem de fato.

Isto acontece constantemente com a grande maioria das pessoas que iniciam na carreira de programador. Você tem que colocar uma coisa em mente: “se você não sabe onde quer ir, não saberá onde chegar“. Ou seja, não adianta estudar por estudar, muito menos estudar tudo ao mesmo tempo, não quero te desanimar, mas você não vai conseguir o sucesso esperado desta forma.

Quando começar a estudar uma linguagem mantenha-a em foco, estude tudo que for necessário para conhecer e dominar esta linguagem, respeitando todas as etapas para somente depois partir para outra. Quem quer fazer muita coisa acaba não fazendo nada, portanto, seja honesto e franco consigo mesmo, conheça os seus limites, não perca de vista o seu foco. Melhor é dominar uma única linguagem com conhecimentos profundos da mesma que ter noção rasas de várias linguagens sem capacidade suficiente de desenvolver os mais simples projetos nelas.

No meu curso de PHP online, temos um método de aprendizagem, onde em 04 meses você já será capaz de desenvolver seus próprios projetos sozinho, e como isso é possível ? é eu analisei durante alguns o desenvolvimentos de meus alunos e aí criei uma sequência, onde o aluno estuda exatamente aquilo que ele precisa estudar, fazendo exercícios e aprendendo pensar como programador e a encontrar soluções sozinho.

O método tem ajudado muitos alunos que têm problemas com ansiedade, dificuldade de raciocinar e de resolver problemas e principalmente, pessoas que não sabem o que estudar e como estudar, no nosso curso de php online, o aluno é o centro e é ele que encontra as soluções, veja o que diz o Moisés Lima sobre o método:

php online - depoimento do aluno moises lima

Para saber sobre o método clique aqui.

2 – DISCIPLINA

curso de php online - tenha disciplina para ser um programador

Dentre os 5 hábitos que todo programador PHP precisa ter, sem sombra de dúvidas a falta de disciplina é uma das principais razões que leva muita gente a desistir da programação. Depois de receber vários e-mails, conversar com diversos alunos o que percebi foi que a dificuldade de muitos destes não está relacionado à programação em si, mas sim a falta de uma disciplina consigo mesmo.

O que acontece é que começam a estudar uma aula, em seguida pulam outra e depois voltam para aquela que foi pulada e acabam fazendo uma tremenda confusão. Não tem um horário específico para estudar, um critério ou rotina. A disciplina é fundamental em tudo o que se faz na vida, com a programação de computadores não seria diferente. Quando você está fazendo um curso PHP online a tentação de ir para as partes mais avançadas é grande, porém não aconselho que faça isso, pois vai comprometer o seu aprendizado.

Pense comigo, programar computadores nada mais é que definir uma rotina de comandos que devem ser seguidos, pois somente assim o seu software saberá o que fazer diante de determinadas situação preestabelecidas. Ou seja, o próprio computador segue uma disciplina que determinam ao mesmo. Seria interessante você seguir o mesmo princípio que está passando para o seu sistema, não acha?

Em resumo, estudar de qualquer forma não vai te trazer retorno positivo, nem um ganho real à sua carreira de programador. Fará apenas você perder um tempo precioso que poderia ser muito mais bem aproveitado se mantivesse uma rotina com  disciplina, onde seu gráfico de aprendizagem pudesse crescer positivamente.

Vale lembrar que o hábito da disciplina vai te ajudar não somente nos seus estudos, mas também na sua carreira com programador profissional. Imagine o seu cliente ter de ficar esperando a entrega de um sistema que poderia ser feito em um tempo curto, porém ter de se estender por que você não tem nenhum critério de disciplina, pode ter certeza que ele irá procurar um profissional de verdade.

Um grande problema que a maioria dos alunos têm quando estão fazendo cursos online e nem percebem é que muitas das vezes eles simplesmente copiam os códigos dos professores. Se você já é acostumado a fazer cursos online, você já teve passou por aquela frustração de terminar um curso e perceber que não aprendeu nada, ou simplesmente esqueceu o que acabou de estudar ?

Digamos que você esteja fazendo um curso de php online e enquanto você está assistindo ao curso parece que tá tudo bem, a sensação que dá é de que você tá entendendo tudo, mas na hora que termina o curso e que você vai fazer sozinho, não faz a menor ideia de como começar e parece que como um passe de mágica você simplesmente esqueceu de tudo. E aquelas horas que você ficou “estudando”, assistindo ao curso parece que foi tudo em vão. Já passou por isso ?

Sabe por que isso acontece ? é que quando você está somente assistindo às aulas você está em um processo passivo, os cursos geralmente não estimulam você a tentar encontrar suas próprias soluções e o estudo da programação não pode ser um processo passivo, só se aprende programar, programando.

O nosso curso de php online estimula você desde o início a encontrar suas próprias soluções, é você quem está no comando e durante o curso você vai criando o hábito de racionar sobre os problemas e encontrar suas próprias soluções e com isso você elimina o copiar colar e acaba aprendendo programar de verdade, sem ficar dependente de seu professor.

veja o que o Kylderi fala do método de ensino mjailton

aprenda programar php em 04 meses

3 – ORGANIZAÇÃO

Curso de php online - seja organizado

No terceiro ponto da nossa lista dos 5 hábitos que todo programador PHP precisa ter está a organização. A organização e a disciplina podem ser considerada como alma gêmeas, ou seja, uma leva à outra. É com a Divisão e a Multiplicação na matemática, são os dois lados da mesma moeda.

A falta de organização atrapalha e muito na sua vida em vários âmbitos. Imagine você ler este texto com os parágrafos tudo fora de ordem, a mensagem simplesmente não seria compreendida, você ficaria perdido sem saber por onde começar o que o levaria à decisão feita pela grande maioria das pessoas, desistir.

Quando se estuda sem organização fica realmente difícil ter ânimo para prosseguir, por mais interessante que seja o assunto. Estudar programação exige que você siga uma certa ordem, caso contrário seu aprendizado será afetado e acabará ficando sem opção a não ser desistir.

É muito mais aproveitador você estudar meia hora por dia seguindo uma determinada ordem, com critérios bem definidos, com anotações que de fato o ajudarão a lembrar o assunto estudado, do que estudar duas horas seguidas de qualquer jeito. Acredite, você está apenas enganando a si mesmo. Perdendo o seu tempo e a oportunidade de realmente dominar uma linguagem de programação que o levará ao sucesso.

Pense como seria complicado você estudar o assunto de PHP orientado a objetos e simplesmente começar da metade para frente. É quase certo que você terá muitas dificuldade em aprender, pois os elementos essenciais foram pulados e você já partiu para o nível intermediário, sendo que o seu grau de conhecimento nem sequer pode se ser considerado como básico.

No entanto, muita gente sabe disso, porém não sabe como resolver este problema, afinal de contas é muita coisa para se estudar e qual seria a sequência correta ?

Pois é, foi pensando nisso que criamos o nosso curso de php online – PHP Prime e nele você a sequência exata que você precisa dominar o php, ao adquirir você tem acesso a uma plataforma onde você simplesmente pressiona o botão próximo, pois toda sequência já foi organizada para você aprender programar php em 04 meses.

Preparamos uma plataforma completa, passo a passo, com todos os conteúdos para você dominar a linguagem php, conteúdos como: Algoritmo, lógica de programação, Modelagem de dados, Linguagem SQL, MySQL, Integração do MySQL e PHP, Programação Orientada a Objetos, todos os fundamentos da linguagem PHP, MVC, Framework PHP, tudo isso organizado e com acesso vitalício

4 – CONCENTRAÇÃO

Curso de PHP seja concentrado para ser programador

O quarto item dos 5 hábitos que todo programador PHP precisa ter é ter concentração. Estudar programação exige de você uma certa concentração e quando falo isto não me refiro a você se isolar de tudo e de todos para estudar. O que quero dizer é que você tire um momento somente seu para se dedicar ao seu estudo.

Evite fazer várias atividades ao mesmo tempo como, deixar seu facebook aberto, ficar respondendo mensagens do whatsapp, deixar a televisão ligada ou ouvir música. Sei que algumas pessoas conseguem estudar mesmo exercendo com alguma outra atividade, mas posso garantir que o seu rendimento será menor.

Afirmo isto porque você terá de interromper uma das atividade para dar prioridade a outra. Façamos de conta que você esteja estudando por vídeo aula de um curso PHP online e ao mesmo tempo conversando com algum amigo no whatsapp, o que vai acontecer é que terá de ficar pausando a aula para responde ao seu amigo, ou ter de ficar sempre voltando de onde parou. Veja que você não se concentra nem nesta e nem naquela outra atividade, o mais provável que aconteça é que terá de interromper uma das duas.

O que realmente aconselho é que quando for estudar, mesmo que seja por trinta minutos, ou o tempo que você determinar para si, que aproveite de fato este momento. Para que não tenha de voltar depois e ficar no efeito caranguejo, ou seja, andando para trás. Concentre naquele instante e tente aprender de fato, não adianta você querer fazer tudo ao mesmo tempo, isso vai apenas prejudicar o seu aprendizado e retardar o sua curva de compreensão e aprendizagem.

Concentração em tudo o que faz é de suma importância, isto faz com que você valorize o seu tempo, evita a distração e qualifica de verdade o seu grau de aprendizagem. Lembre-se, mais vale cinco minutos de aula bem aproveitado que vinte minutos de desperdício.

5 – PERSISTÊNCIA

curso de php online - seja persistente

O  último item de nossa lista dos 5 hábitos que todo programador PHP precisa ter, embora tenha sido colado no quinto lugar, é tão importante quanto os outros anteriores, persistência. Infelizmente a falta de persistência faz com que muitos venham a desistir da programação. Na verdade este fato acontece em muitos dos casos devido aos outros motivos que foram falados e apresentados anteriormente.

Quando se estuda sem foco é quase certo que você irá desistir. É por isso que é importante você definir alguns critérios, saber o que realmente quer para criar uma disciplina que o levará a organizar-se, manter sua concentração que o levarão à persistência. Perceba que quando um destes pilares são quebrados ou ignorados a sua aproximação à desistência é maior, pois basta que um destes se ausente para que o efeito cascata aconteça.

Programação é algo complexo que requer de você bastante atenção, sendo assim, qualquer dificuldade pode levar você a querer desistir no meio do caminho. Quando isto acontece lamentavelmente você entra em uma estatística negativa, junta-se à grande maioria que não teve a força de vontade suficiente para correr atrás de seu sonho de se tornar um programador.

Mas afirmo com todas as letras que vale muito a pena você continuar no seu objetivo de aprender programação e obter uma profissão que de fato o levará a uma mudança de vida. Não desista, tenha a paciência e a persistência de seguir na sua jornada, pois os frutos que serão colhidos provarão por si só que cada dificuldade passada será recompensada por uma conquista maior.

5 hábitos que todo programador PHP precisa ter na prática

Estes são os 5 hábitos que todo programador PHP precisa ter que aconselho você a refletir e incluir na sua rotina diária de estudo, procure aplicá-los em todos os passos de seu trajeto e garanto a você que o seu sucesso se tornará ainda mais próximo de sua concretização. Mantenha estes hábitos em seus estudos e você verá que mesmo depois de dominar uma linguagem os mesmo irão contribuir na sua carreira profissional.

No curso de PHP online – PHP Prime o tempo todo você é estimulado a manter estes hábitos, pois devido a longa experiência de mais de 10 anos de ensino online, o professor Mjailton tenta passar para seus alunos a importância de ser um programador diferenciado não apenas pelo conhecimento técnico, mas também mantendo um postura profissional diante de seus futuros clientes. Conheça o curso de PHP online -PHP Prime agora mesmo, basta clicar aqui.

Não deixe de praticar os 5 hábitos que todo programador PHP precisa ter, pois agindo assim você estará sendo um profissional mais completo e com maiores chances de conseguir atingir o seu sucesso pessoal, ser diferente de seus concorrentes e manter uma boa reputação diante de seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *