Seja um Programador Canivete Suíço

 

O programador canivete suíço faz a diferença

Você sabe o que é o programador canivete suíço? Hoje quero falar com você sobre o um assunto simples, porém que pode nos dar muitas lições.

Tudo bem, sei que deve está estranhando esta pergunta meio sem sentido, todavia quero mostrar uma coisa que poucos se dão conta em relação a este objeto. Pouca pessoas sabem, mas o canivete suíço está com mais de 130 anos que foi criado e desde sua criação nunca parou de inovar e se adequar às novas realidades e necessidades.

A versatilidade com certeza é o grande diferencial deste objeto, todos sabem que a sua função primordial é cortar. No entanto, ao passo que ele é usado por tripulantes da Nasa e soldados de guerra, também é usado para abrir uma simples garrafa de vinho, abrir um presente, apertar parafuso e hoje existem modelos que tem até pendrive.

Curso de PHP Online - seja como um canivete suíco

Como podem ver, o que era para ser apenas uma lâmina de aço toma outras conotações totalmente diferente, dependendo do contexto em que está inserido pode assumir papel determinante entre a vida e a morte, como foi o caso de alguns relatos de partos feitos com o mesmo, ou vidas sendo salvas quando usado para fazer uma traqueostomia de emergência.

É bastante comum empresas e instituições estampar seus brasões em alguns modelos e dar de brinde para seus clientes e funcionários. Versões mais personalizadas também são vistas para homenagear celebridades do mundo dos esportes, cinema, televisão, eventos e inclusive cidades, como foi o caso da homenagem ao Rio de Janeiro.

Curso de PHP canivete suiço

Enfim, existem infinitas situações em que o canivete suíço pode ser usado. Há até mesmo a expressão “Fulano de tal é o canivete suíço da empresa“.

O programador canivete suíço é multitarefa

Agora vem a pergunta que você deve estar se fazendo: Onde quero chegar contando esta história? Quero mostra aqui a importância de você ser um programador multitarefa, ou seja, programador canivete suíço, não se limitar única e exclusivamente na função que exerce ou a que foi contratado para exercer na empresa que trabalha.

Já pensou no que faz do canivete suíço ser diferente dos demais, afinal de contas, assim como os outros ele serviria apenas para cortar, é uma lâmina de aço como qualquer outro. Todavia, como você mesmo pode constatar, não estamos falando de nenhum outro canivete, pois todos eles fazem a mesma coisa, por isso nem mesmo tem uma história própria e muito menos são mencionados.

Da mesma forma é você. Será que você está sendo um canivete suíço que todos têm como referência e podem contar na resolução de problemas ou apenas é mais uma lâmina de aço que faz exatamente o que todas as outras lâminas fazem?

Quando você se prontifica a aprender novas áreas ou linguagens de programação, na verdade você está tendo  a oportunidade de deixar de ser apenas mais uma lâmina de aço e passar a ser um canivete suíço que faz o que todos fazem, porém tem muito mais a oferecer, independentemente do ambiente em que esteja inserido.

Esta é a grande diferença em ser um programador canivete suíço, é o que as grandes empresas tanto desejam e buscam hoje em dia. Programador que tem a capacidade de ir além de suas atribuições normais e oferecer reais soluções, de forma prática e consistente.

O programador canivete suíço x Severino

Não confunda um “profissional canivete suíço” com o chamado “serverino“, pois este faz apenas o que mandam fazer, bem diferente do primeiro, que em vez de esperar ser mandado, oferece soluções, alternativas e com total ciência do que está fazendo.

O dito severino não tem uma opinião formada sobre sua profissão e muito menos domínio, exatamente por esta deficiência acaba tentando suprir esta deficiência procurando agradar a todos, é uma maneira de sentir-se últil na empresa. Bem diferente do programador canivete suíço, pois este na verdade é respeitado e admirado pelos colegas, tem credibilidade no que fala e faz, geralmente tendo a última palavra nos assuntos decisivos.

Como se tornar um programador canivete suíço

A pergunta que você deve estar fazendo agora é como se tornar um programador canivete suíço, quais os passos a serem trilhados, não é verdade?

É muito importante que antes de qualquer coisa você tenha em mente que para ser um programador multitarefa você primeiramente tem que dominar uma linguagem, ser realmente bom no que faz. Vamos tomar como exemplo um programador PHP, uma pessoa que sabe desenvolver projetos dos mais variados possíveis utilizando esta linguagem.

Este programador em algum momento teve que aprender a linguagem,  fez  treinamentos e coisas semelhantes. Hoje é bastante simples esta tarefa, você pode fazer um curso de php online, onde vai aprender os fundamentos da linguagem, programação orientada objetos e um pilha de conhecimento necessários da área.

O diferencial do Programador canivete suíço e que ele procura sempre novos conhecimentos, assim, além de se dedicar a apenas uma linguagem de programação como PHP, por exemplo, procura a estudar outras linguagens como java, jquery, javascript, css, python, C, .net e tantas outras necessárias nos dias de hoje. Observe que estas outras linguagens não necessariamente ele precisa ter um conhecimento profundo, só precisa ter uma um pouco além do básico, mas o suficiente para solucionar os problemas que surgem no cotidiano.

Tudo hoje está relacionado e você nunca sabe aquilo precisará aprender amanhã e por isso, você precisar dominar os princípios da linguagem, estudar da forma, pois quando você estuda da forma correta aprender uma segunda linguagem fica algo extremamente simples.

O curso de php online – php prime  foca em um método, onde você não aprende simplesmente a desenvolver programas, mas sim a se tornar um programador profissional, pois você não fica preso em copiar e colar o código do professor, você é estimulado a raciocinar e a desenvolver seus próprios códigos sozinho.

No curso de php online você aprenderá em detalhes, assuntos como: Como aprender pensar como programador, modelagem de dados, linguagem SQL, MySQL, Conhecerá em detalhes os fundamentos do PHP e aprenderá na prática como criar seus projetos sozinhos, além dominar conceitos importantes como Programação Orientada a Objetos, MVC, Frameworks.

O curso de PHP online – PHP Prime conta hoje com mais de 350 cursos, todos com acesso vitalício, 20 Projetos desenvolvidos passo a passo utilizando a php procedural e 20 projetos completos utilizando programação orientada a objetos, e o melhor você tem acesso vitalício e por isso, pode estudar quantas vezes quiser.

Mais você deve está se perguntando com todo esse conteúdo vai demorar muito para eu realmente aprender programar, é aí que está o grande diferencial o curso de php online- PHP Prime tem uma plataforma exclusiva, onde você aprende a desenvolver seus próprios projetos em até 04 meses, exatamente 04 meses, é só seguir o método, tudo já está organizado pra você.

Então seja um programador canivete suíço e tome uma atitude agora e torne-se um programador php completo, clique aqui e inicie o seus estudos agora mesmo.

veja o que o Bruno Rizzo fala sobre o nosso curso:

Espero que tenha compreendido a importância de ser um programador canivete suíço e que possa também passar ter atitudes que o levem ser um profissional em que todos ao seu redor tem como referência positiva e sempre oferecendo uma alternativa assertiva e proativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *