Você Terminou a Faculdade, Mas Não Sabe Programar

Você é uma das pessoas que Terminou a Faculdade Mas Não Sabe Programar sozinha?

Existem muitas pessoas que estão vivendo o drama em que Terminou a Faculdade Mas Não Sabe Programar Sozinha. Muitas perguntas surgem, tais como: onde foi que eu errei ou qual o momento me perdi na caminhada durante o meu período de aluno na faculdade?

Se você se identifica com esta situação ou está passando por esse problema nesse momento você precisa ler este artigo. Hoje decidi falar sobre o problema de estar formado mas não saber programar sozinho ou está saindo da faculdade mas ainda não consegue desenvolver seus próprios projetos.

A solução para estar formado mas não saber programar sozinho existe. Apesar de ser uma situação paradoxa, infelizmente é uma realidade que está cada vez mais se fazendo presente no cenário brasileiro e as causas são as mais variadas possíveis.

Essa situação  é o retrato de uma série de erros sucessivos, vícios e a velha cultura brasileira de sempre achar que pode resolver as coisas com um jeitinho. Estar formado mas não saber programar sozinho desanima e dar a sensação de fracassado ou que perdeu um tempo preciso na vida. Mas olhar para onde se quer chegar, é o que permite que o objetivo seja alcançado.

Abaixo está listado alguns erros que leva alguns a estarem na situação atual de não saber programar mesmo que seja formado na área de TI. Veja se consegue se identificar com alguma delas:

  • Não dominar algoritmos e lógica de programação;
  • Estudar vários assuntos por vez e não se aprofundar em nenhum;
  • Não saber trabalhar com banco de dados;
  • Não ter o hábito de gerar suas próprias soluções;
  • Ficar esperando sempre a resposta do professor;
  • Não ter um foco em mente de onde quer chegar;
  • Não ter disciplina nos estudos.
  • Não organizar os estudos
  • Tentar programar o avançado sem dominar as bases
  • Programar confiando em frameworks ou em código de terceiros

Estes são apenas uma das possíveis causas de você estar hoje como alguém que Terminou a Faculdade Mas Não Sabe Programar. Todavia, tem um motivo que considero uma das maiores causas desta realidade e que não o coloquei na lista acima, pois quero tratar com mais detalhe e tenho quase certeza que você também caiu neste erro.

O péssimo hábito de COPIAR  e COLAR

Curso de PHP Online - elimine o control c, control v

O principal erro que considero é a cultura do COPIAR e COLAR. Sim, esta é uma triste realidade hoje do ensino de programação que ocorre não apenas nas faculdades e universidades, mas principalmente nos cursos online.

Isso afeta diretamente alunos de faculdade porque os cursos online tem sido um grande reforço para quem está em um curso de TI e quer conhecer mais sobre determinados assuntos ou mesmo buscar uma solução que não encontra nas salas de aulas presenciais. Aqui é o momento em que crias-se um hábito retrógrado e que aparentemente está ajudando o aluno, mas no fim é mais prejudicial do que benéfico.

Como todos hoje sofrem com a falta de tempo e querem aprender da maneira mais rápida e almejam ter resultado imediatos, o aluno cai no erro de em vez de ser o protagonista do curso, passa a ser um mero espectador, não cria o hábito de procurar soluções por si só e se resume a ser um repetidor de códigos alheios.

Posso estar parecendo duro nas minhas palavras, mas é a mais pura verdade e você sabe perfeitamente bem disto. No formato das aulas dos cursos atuais o que podemos ver é que tanto nas faculdades quanto nos cursos online o aluno tende transferir os maus hábitos de uma realidade para outra, ou seja, copiar e colar no mundo virtual e também no mundo real.

Quando você para pensar e ver que Terminou a Faculdade Mas Não Sabe Programar sozinho e que para seguir na área que escolheu como profissão terá que praticamente aprender do zero, isso causa um certo desespero e sentimento de autocobrança, visto que agora precisa mostrar resultados tanto no meio familiar quanto no ambiente entre amigos e a sociedade.

Este é o momento que você tem que decidir entre permanecer exatamente como estar, sem direção e sem saber o que fazer e tomar uma atitude e procurar de fato aprender programar de verdade, sem rodeios e sem auto-enganação como foi no período em que estava na faculdade.

Este reinicio é um momento tenso e você necessita ter alguns atributos a mais, tais como:

  • Persistência;
  • Motivação eleveada
  • Determinação
  • Atitudes proativas
  • Muita disciplina
  • Fé em si mesmo.

Como você agora terá de aprender em pouco tempo o que não aprendeu nos 3 anos mais ou menos, aconselho que escolha uma linguagem que seja mais simples, porém poderosa e versátil. Estou falando de PHP, pois é uma linguagem com muita aceitação no mercado e que dá a liberdade desenvolver projetos incríveis.

APRENDA PROGRAMAR PHP EM 4 MESES

Um curso que recomendo que você faça urgentemente é o PHP Prime, pois o autor deste curso simplesmente pegou os assuntos mais importantes e que todo programador precisa aprender para se tornar um programador de verdade em um curto espaço de tempo.

Claro que você deve estar achando estranho ou mesmo duvidando se realmente é possível aprender programar em tão pouco espaço de tempo, todavia, se não tivesse vários cases de alunos que aprenderam programar partindo do zero e que estão dando seus depoimentos de que hoje estão desenvolvendo projetos sozinhos simplesmente porque aplicaram o método que é ensinado no curso,  eu também ficaria desconfiado, mas os resultado são reais de fato.

Neste momento a persistência é a chave para alcançar o sucesso de aprender php de verdade e sair da situação que está hoje. Você pode deixar este pensamento de que Terminou a Faculdade Mas Não Sabe Programar e reverter este quadro, e o melhor, em apenas 4 meses.

Conseguir aprender PHP de verdade pode ser um desafio. Mas, quando alcançar, você lembrar de com uma atitude simples sua vida simplesmente mudou. Vai agradecer por ter encontrado este post e ter seu estado de espírito mudado, deixando de ser apenas mais um que não sabia o que fazer e agora ter a possibilidade de escolher seu destino. Você deve colocar energia para conseguir aprender PHP de verdade.

Ação é a solução. Quando parece que aprender programar de verdade está longe, continuar agindo e caminhando é o que irá fazer com que não paremos pelo caminho, não deixando este sentimento de fracasso nos abater. Comece sua mudança agora, seja o programador profissional que você tanto desejar ser agora mesmo, basta clicar aqui.

Tenho certeza que você vai tomar a decisão correta e sai desta situação tomando uma atitude, faça o curso PHP Prime e retome o controle de sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *