VOCÊ NÃO PRECISA SER UM GÊNIO PARA SER UM PROGRAMADOR.

Acredito que você, assim como muitas pessoas, deseja entrar no mercado de trabalho como programador profissional e para isso tem buscado em diversos meios (sites, cursos, faculdades e Internet) informações para aprimorar e comparar o conhecimento que tem atualmente e o que você precisa ter, não é verdade?

Ao ler em sites, blogs e outros canais você pode ter notado que programação não é algo relativamente fácil, que você precisará se profissionalizar cada vez mais. Mas algumas pessoas acabam criando certos mitos que impedem futuros programadores de ingressarem nesta carreira. Por esse motivo decidi escrever esse post para que você saiba que você não precisa ser um gênio para se tornar um programador e tem como aprender aprender programar através de excelentes cursos onlines.

Se você acredita que consegue vencer todos os obstáculos que te impedem de se tornar um programador profissional pronto para entrar no mercado de trabalho, clique aqui e não perca mais tempo.

OS MITOS

Você vai conhecer alguns destes mitos que foram criados no decorrer do tempo e vai concordar que eles não são motivos para você se preocupar, não são barreiras reais que podem impedir o seu ingresso no mundo da programação. Vai ver que estes mitos são facilmente derrubados com argumentos simples, porém genuínos e práticos. Vamos aos mitos e suas falácias.

Mito 01 – Programar é coisa de Nerd

 

 

curso de php online aprenda definitivamente

 

Existe um velho mito de que para saber programar você precisa ser um nerd, já tem que nascer com o dom e outros dizem que isso não é para qualquer um. O mais interessante é que a grande maioria das pessoas acreditam neste mito e o tem como regra de vida, perdem a chance de evoluir na carreira profissional, além de perder a oportunidade de aprender algo novo, abrir novos horizontes e construir novos projetos que, de repente, poderiam ser sua grande chance de mudança de vida.

Não estou afirmando que programar é algo simples e que se aprende da noite para o dia. O que quero mostrar aqui para você é que programar não é um privilégio de uma raça superior ou algo restrito a um determinado grupo de pessoas. Você não precisa ser nenhum gênio ou um ter o Q.I. altíssimo, minha pretensão é mostrar que, assim como tantas outras coisas na vida, a programação é algo que está à disposição de todos, a sua determinação é que causa a diferença.

Veja bem, existem alguns obstáculos que todo mundo passa, eu passei por muitos até chegar onde estou hoje, mas se ver que alguns preferem tomar estes obstáculos como impedimentos e outros os vêm como desafios a serem ultrapassadas. Ao primeiro grupo de pessoas, o mito de precisar ser nerd ou gênio para ser programador lhe caem bem, pois estão acomodadas no estado atual. Ao segundo grupo o sonho de construir carreira e seguir a vida como programador são maiores. Diariamente vemos depoimentos de pessoas que quebraram todos os paradigmas e venceram na vida.

A maior dificuldade de programar não está em saber o que significa aquelas longas linhas de códigos, pois para isto existem técnicas, artifícios e a própria documentação que sempre vem acompanhada da linguagem escolhida na qual você pretende trabalhar, juntos podem ser ensinados e compreendidos, além de te capacitar profissionalmente para o mercado de trabalho. O grande vilão na verdade é falta de disciplina e persistência por parte daquele que deseja entrar na área de desenvolvimento.

 Mito 02 – Para programar tem que saber falar em inglês

curso de php não precisa saber inglês para programar

Um dos mitos mais citados é que você tem que ter domínio do inglês. Pois bem, com certeza em algum momento da vida você teve contato com ela e mesmo não tendo o domínio total você é capaz de compreender perfeitamente do que se trata quando ler algo escrito, não é verdade? Isto acontece porque constantemente estamos em contato com ela, quer seja na internet, cinema, música, publicidade.

Se você observar bem, hoje estamos cercado de termos em inglês e os compreendemos perfeitamente, mesmo ser ter um conhecimento profundo dessa língua. Tenho certeza que você compreende bem o que é um bacon, facebook, show, job, dar um print, like, download, background, e-mail, e-book, site, e-commerce, emoticons, link, spam e tantos outros. Você há de concordar que que de tanto serem usados, estes termos acabam sendo comuns e familiares, por isso não causa nenhuma estranheza.

O que quero mostrar aqui é que da mesma forma que como os termos acima viraram coisas do seu cotidiano, os temos utilizado na programação também passarão a serem comuns, com o convívio você vai assimilar sem dificuldades, pois não importa necessariamente saber pronunciar as palavras corretas, mas sim saber o seu significado e principalmente para que servem.

Entenda que de forma alguma este artigo deseja desqualificar a necessidade de se dominar um segundo idioma, principalmente o inglês, o ideal seria que tivesse esse domínio. O foco aqui é mostrar que mesmo não tendo este domínio, você pode sim programar. A questão de se saber o inglês é uma exigência hoje do mercado para todas as profissões, não é uma necessidade exclusivamente da programação.

Se por alguma razão você decidir estudar mais a fundo e dominar esta segunda língua você encontrará diversas escolas, sites, tutoriais, vídeo aulas, enfim, um gama de recursos. No entanto, mesmo tendo tudo isto ao seu dispor em algum momento você vai desejar desistir, caindo no que afirmei anteriormente, falta de disciplina e persistência.

Citei este exemplo para que você possa ter uma melhor compreensão de que, assim como o inglês, a programação hoje oferece vários meios, métodos e técnicas e está disponível para que qualquer pessoa que tenha o real interesse possa dominá-la. O diferencial aqui está mais no âmbito pessoal do que a programação em si. É claro que terá suas dificuldades, porém tente entrar em qualquer outra área que não é a que você habitualmente atua e terá também grandes dificuldades, umas mais e outras menos, porém a exigência do esforço e dedicação serão as mesmas.

Mito 03 – Ser bom em matemática

curso de php completo não precisa ser bom de matemática para aprender programar

Um outro grande terror para quem deseja aprender a programar é acreditar que você precisa ser um expert em cálculos, conhecer todas as fórmulas e equações matemáticas. Porém na verdade não é bem assim, embora seja bom ter um conhecimento matemático ele não é fator essencial.

Nem sempre você vai se deparar com sistemas que necessitam do uso profundo de matemática, o que você vai precisar é ter um conhecimento mediano, todavia nada tão complexo a ponto de fazê-lo desistir da profissão. Ter conhecimento de matemática ajuda a pensar e ter raciocínio mais rápidos e lógicos, não obstante, isso pode ser adquirido com tempo e treino.

Não deixe de seguir uma excelente carreira de programador por conta e algo inverídico como esse mito. Você pode adquirir um raciocínio lógico através de treinamentos próprios e específicos para a área de programação. Este é um dos primeiros passos que você aprende quando começa estudar programação, é a chamada lógica de programação e algoritmos.

Saiba como se tornar um programador profissional

Não se amedronte achando que não vai conseguir ser um bom programador por ter limitações, na verdade quem nos faz limitados somos nós mesmos. O grande fato aqui é que você tem de dar o primeiro passo e permanecer no seu objetivo, continuar trilhando o caminho que te conduz ao seu sonho mesmo havendo barreiras e empecilhos.

Comece sua carreira hoje mesmo, não deixe que os mitos te impeçam de ter independência, liberdade profissional e de, quem sabe, trabalhar no conforto da sua casa. Para iniciar sua carreira como programador profissional clique aqui!

Você nunca saberá o grande programador que existe dentro de você e muito menos saberá a se não tentar romper seus próprios mitos e limitações. Para ajudar você nesta sua caminhada rumo ao sucesso profissional de realização particular recomendo um curso PHP Prime onde é mostrado todos os passos e recursos necessários que o levará a ser um programador completo, pronto para o mercado de trabalho.

1 Comentário

  1. Pingback: → PHP Online - 7 Inimigos que o impedem de programar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *