O que é :
Este erro ocorre quando a Inscrição Estadual (IE) do Substituto Tributário informada na NF-e ou NFC-e é idêntica à IE do Emitente ou à IE do Destinatário. A IE de Substituto Tributário deve ser diferente da IE do Emitente e da IE do Destinatário, pois o Substituto Tributário é uma figura diferente do contribuinte regular, que retém o ICMS para repassá-lo ao estado. Quando a IE do Substituto Tributário é informada de forma equivocada, igual a qualquer uma dessas IEs, a SEFAZ rejeita a nota fiscal com a mensagem "IE do Substituto Tributário Idêntica à IE do Emitente ou do Destinatário".
causas_comuns :
O campo de IE do Substituto Tributário foi preenchido com a mesma IE do Emitente ou IE do Destinatário, o que é incorreto.
O sistema de gestão ou ERP preencheu automaticamente a IE de Substituto Tributário com a mesma IE do Emitente ou Destinatário, devido a um erro de configuração.
A IE do Substituto Tributário foi preenchida incorretamente com o valor da IE do Emitente ou IE do Destinatário, sem a devida distinção.
Exemplo Prático:
<infNFe Id="NFe12345678901234567890012345678901234567890123">
<ide>
<CNPJ>12345678000195</CNPJ>
<IE>123456789012</IE> <!-- IE do Emitente -->
<IEST>123456789012</IEST> <!-- IE do Substituto Tributário idêntica à do Emitente -->
...
</ide>
</infNFe>
Se a IE do Substituto Tributário for igual à IE do Emitente ou à IE do Destinatário, a SEFAZ retornará o erro "IE do Substituto Tributário Idêntica à IE do Emitente ou do Destinatário".
como_resolver:
Verifique o preenchimento da IE do Substituto Tributário e garanta que ela seja diferente da IE do Emitente e da IE do Destinatário.
A IE do Substituto Tributário deve corresponder ao número de inscrição do contribuinte que está retendo e recolhendo o ICMS na operação, e não deve ser a mesma que a IE do Emitente ou do Destinatário.
Corrija o preenchimento da IE do Substituto Tributário no sistema de gestão ou ERP.
Reenvie a NF-e ou NFC-e com a IE do Substituto Tributário corrigida.
tipos_documento:
NFe (Nota Fiscal Eletrônica)
NFCe (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica)