O que é :
Este erro ocorre quando o CNPJ do Local de Retirada informado na NF-e ou NFC-e não é válido. O Local de Retirada é um campo utilizado para informar o local onde a mercadoria será retirada pelo destinatário, e o CNPJ desse local deve ser válido e estar registrado no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Se o CNPJ informado para o Local de Retirada for inválido ou não corresponder a um CNPJ ativo na base de dados da Receita Federal, a SEFAZ rejeita a NF-e ou NFC-e com a mensagem "CNPJ do Local de Retirada inválido".
causas_comuns :
O CNPJ do Local de Retirada foi preenchido com um número incorreto ou inválido.
O CNPJ informado não existe ou não está ativo na base da Receita Federal.
O campo de CNPJ do Local de Retirada foi preenchido incorretamente ou com um CNPJ de pessoa física.
Exemplo Prático:
<infNFe Id="NFe12345678901234567890012345678901234567890123">
<dest>
<CNPJ>12345678000195</CNPJ> <!-- CNPJ do destinatário -->
<xNome>Nome do Destinatário</xNome>
...
</dest>
<retirada>
<CNPJ>99999999999999</CNPJ> <!-- CNPJ do Local de Retirada inválido -->
<xNome>Nome do Local de Retirada</xNome>
...
</retirada>
</infNFe>
Se o CNPJ do Local de Retirada for inválido ou não registrado corretamente, a SEFAZ retornará o erro "CNPJ do Local de Retirada inválido".
como_resolver:
Verifique se o CNPJ do Local de Retirada está correto e corresponde ao CNPJ registrado na Receita Federal.
Certifique-se de que o CNPJ informado é de uma pessoa jurídica e que o número está ativo na base da Receita Federal.
Caso o CNPJ do Local de Retirada não seja válido ou não esteja registrado, corrija a informação e forneça um CNPJ válido.
Reenvie a NF-e ou NFC-e com o CNPJ corrigido.
tipos_documento:
NFe (Nota Fiscal Eletrônica)
NFCe (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica)