O que é :
Este erro ocorre quando o CPF autorizado para o download do XML da NF-e ou NFC-e é inválido ou não está cadastrado corretamente no documento. O campo de CPF autorizado é utilizado para especificar quais pessoas físicas têm permissão para acessar e baixar o XML da nota fiscal. Se o CPF informado não for válido ou estiver incorreto, a SEFAZ rejeitará o documento.
causas_comuns :
O CPF autorizado foi preenchido incorretamente, contendo um número inválido, com dígitos a mais ou a menos.
O CPF informado não corresponde a um número válido na base de dados da Receita Federal.
Foram utilizados caracteres inválidos ou espaços no campo do CPF.
O sistema ERP não validou corretamente o CPF antes de gerar a NF-e ou NFC-e.
Exemplo Prático:
<infNFe Id="NFe12345678901234567890012345678901234567890123">
<dest>
<CNPJ>12345678000195</CNPJ> <!-- CNPJ do destinatário -->
<xNome>Nome do Destinatário</xNome>
...
</dest>
<autXML>
<CPF>1234567890</CPF> <!-- CPF autorizado inválido, pois contém apenas 10 dígitos -->
</autXML>
</infNFe>
No exemplo acima, o campo <CPF> foi preenchido incorretamente com apenas 10 dígitos, tornando-o inválido.
como_resolver:
Verifique o CPF autorizado informado no documento fiscal e certifique-se de que ele possui exatamente 11 dígitos.
Utilize uma ferramenta de validação de CPF para garantir que o número informado é válido e está ativo na base da Receita Federal.
Caso o CPF não seja necessário, remova o campo ou deixe-o vazio, conforme permitido pela SEFAZ.
Atualize o sistema ERP para realizar a validação correta do CPF antes de enviar o documento à SEFAZ.
Corrija o valor no campo <CPF> do <autXML> e reenvie a NF-e ou NFC-e.
tipos_documento:
NFe (Nota Fiscal Eletrônica)
NFCe (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica)