Rejeição: CFOP incompatível com o grupo de tributação [nItem: nnn]

O que é :

Este erro ocorre quando o CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) informado para um item na NF-e ou NFC-e não corresponde ao grupo de tributação utilizado. O CFOP define a natureza da operação (como venda, devolução, transferência, etc.) e deve ser compatível com os códigos de situação tributária (CST) ou com o regime de tributação aplicável ao produto. Quando o CFOP não está alinhado com o grupo de tributação, a SEFAZ rejeita o documento devido à inconsistência tributária.

causas_comuns :

Foi utilizado um CFOP de venda, mas o grupo de tributação refere-se a operações de devolução ou remessa.
O CFOP indicado não está de acordo com o regime tributário do emitente (por exemplo, Simples Nacional, lucro presumido, etc.).
Falta de validação no sistema ERP, permitindo a utilização de um CFOP que não condiz com o regime tributário do produto ou operação.
Incompatibilidade entre o CFOP e o CST (Código de Situação Tributária) ou CSOSN (Código de Situação da Operação no Simples Nacional) utilizado.

Exemplo Prático:

<det nItem="nnn">
  <prod>
    <cProd>001</cProd>
    <xProd>Produto A</xProd>
    <CFOP>5101</CFOP> <!-- CFOP indicando venda interna -->
    ...
  </prod>
  <imposto>
    <ICMS>
      <ICMS00> <!-- Grupo de tributação incompatível com o CFOP de venda -->
        <orig>0</orig>
        <CST>41</CST> <!-- CST que indica isenção, incompatível com o CFOP de venda -->
        <modBC>3</modBC>
      </ICMS00>
    </ICMS>
  </imposto>
</det>

No exemplo acima, o CFOP "5101" refere-se a uma venda interna, mas o CST "41" indica uma isenção de ICMS que não é compatível com o CFOP indicado, resultando na rejeição.

como_resolver:

Verifique o CFOP informado e assegure-se de que ele está de acordo com o grupo de tributação (ICMS, IPI, PIS, COFINS, etc.) aplicável ao item.
Consulte a tabela de CFOPs para selecionar um código apropriado que reflita a operação realizada e que esteja de acordo com o regime tributário da empresa e do produto.
Verifique se o CST ou CSOSN utilizado corresponde à operação indicada pelo CFOP.
Atualize o sistema ERP para garantir que o CFOP selecionado seja validado conforme o grupo de tributação aplicável, evitando rejeições futuras.
Corrija o CFOP ou os dados de tributação (CST/CSOSN) no documento fiscal e reenvie a NF-e ou NFC-e para a SEFAZ.

tipos_documento:

NFe (Nota Fiscal Eletrônica)#NFCe (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica)