O que é :
Este erro ocorre quando o valor total do produto informado na NFC-e ou NF-e (<vProd>) não corresponde ao resultado do produto entre o valor unitário de comercialização (<vUnCom>) e a quantidade comercial (<qCom>). A SEFAZ exige que o valor do produto seja calculado de forma precisa para garantir a integridade dos dados fiscais. Caso o valor total não seja consistente com o valor unitário multiplicado pela quantidade, a nota será rejeitada.
causas_comuns :
O valor total do produto (<vProd>) foi calculado incorretamente devido a erro de arredondamento ou falta de precisão nos decimais.
Diferenças de casas decimais ao realizar o cálculo do valor total, que resultam em valores ligeiramente diferentes.
O sistema ERP não está configurado para validar e calcular automaticamente o valor total do produto com base no valor unitário e na quantidade.
Exemplo Prático:
<det nItem="999">
<prod>
<cProd>001</cProd>
<xProd>Produto Y</xProd>
<qCom>2.00</qCom> <!-- Quantidade comercial: 2 unidades -->
<vUnCom>15.00</vUnCom> <!-- Valor unitário: 15.00 -->
<vProd>29.99</vProd> <!-- Valor total incorreto, deveria ser 30.00 -->
...
</prod>
</det>
No exemplo acima, o valor do produto (<vProd>) foi informado como "29.99", mas o cálculo correto seria 2 * 15.00 = 30.00, resultando na rejeição da NF-e/NFC-e.
como_resolver:
Verifique o valor unitário (<vUnCom>) e a quantidade comercial (<qCom>) do item especificado (nItem: 999).
Calcule o valor total do produto multiplicando o valor unitário pela quantidade comercial. O resultado deve ser informado no campo <vProd> sem qualquer diferença.
Garanta que o sistema ERP esteja arredondando de acordo com a regra definida pela SEFAZ, geralmente considerando até duas casas decimais.
Atualize o valor do produto (<vProd>) no documento fiscal para garantir que seja consistente com a multiplicação do valor unitário pela quantidade.
Corrija o valor no campo <vProd> e reenvie a NF-e ou NFC-e para a SEFAZ.
tipos_documento:
NFe (Nota Fiscal Eletrônica), NFCe (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica)