Rejeição: GTIN da unidade tributável informado, mas não informado o GTIN [nItem:999]

O que é :

Este erro ocorre quando o campo <cEANTrib>, que representa o GTIN (Global Trade Item Number) da unidade tributável, não é preenchido ou é deixado em branco em um produto que exige essa informação. O GTIN é um identificador global que assegura a rastreabilidade e identificação única de produtos. Quando um produto possui um código GTIN válido, é obrigatório preencher o campo <cEANTrib> com esse código ou, se não houver GTIN, informar explicitamente "SEM GTIN". Caso contrário, a SEFAZ rejeitará a nota fiscal.

causas_comuns :

O campo <cEANTrib> foi deixado em branco por erro ou falta de atenção.
Falta de validação no sistema ERP para garantir que o GTIN da unidade tributável seja informado sempre que exigido.
Ausência de um GTIN registrado no sistema, mas o campo <cEANTrib> não foi preenchido com a indicação correta de "SEM GTIN".

Exemplo Prático:

<det nItem="999">
  <prod>
    <cProd>001</cProd>
    <xProd>Produto A</xProd>
    <cEAN>7891234567895</cEAN> <!-- GTIN do produto informado -->
    <cEANTrib></cEANTrib> <!-- GTIN da unidade tributável não informado, resultando em rejeição -->
    ...
  </prod>
</det>

No exemplo acima, o campo <cEAN> foi preenchido com o GTIN do produto, mas o campo <cEANTrib> foi deixado em branco, resultando na rejeição do documento.

como_resolver:

Verifique o campo <cEANTrib> no item especificado (nItem: 999). Se o produto possuir um GTIN, o campo <cEANTrib> deve ser preenchido com esse valor.
Caso o produto não possua um GTIN, preencha o campo <cEANTrib> com o valor "SEM GTIN" para indicar que o produto não tem um código de barras registrado.
Atualize o cadastro do produto no sistema ERP para garantir que o GTIN da unidade tributável seja sempre informado adequadamente, conforme necessário.
Corrija o valor no campo <cEANTrib> e reenvie a NF-e ou NFC-e para a SEFAZ.

tipos_documento:

NFe (Nota Fiscal Eletrônica), NFCe (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica)