Rejeição: CNPJ do emitente inválido

O que é :

Este erro ocorre quando o CNPJ base ou CPF do emitente de uma NF-e ou NFC-e não corresponde ao CNPJ base ou CPF da primeira NF-e do lote de notas fiscais enviado à SEFAZ. Em um lote de NF-e, todas as notas fiscais devem ter o mesmo CNPJ base ou CPF do emitente, ou seja, o emitente de todas as notas fiscais dentro de um lote deve ser o mesmo. Caso o CNPJ base ou CPF do emitente de uma das notas seja diferente do primeiro emitido no lote, a SEFAZ rejeitará a nota fiscal com a mensagem "CNPJ base/CPF do emitente difere do CNPJ base/CPF da primeira NF-e do lote recebido".

causas_comuns :

O CNPJ base ou CPF do emitente de uma NF-e foi preenchido incorretamente ou de forma diferente do primeiro emitido no lote.
O sistema de gestão ou ERP está configurado incorretamente, permitindo a inclusão de diferentes emitentes no mesmo lote de NF-e.
Durante a geração do lote, o CNPJ base ou CPF do emitente foi alterado, causando inconsistências no envio para a SEFAZ.

Exemplo Prático:

<infNFe Id="NFe12345678901234567890012345678901234567890123">
  <ide>
    <CNPJ>12345678000195</CNPJ> <!-- CNPJ do emitente -->
    ...
  </ide>
</infNFe>

Se o CNPJ base ou CPF do emitente de uma nota fiscal for diferente do primeiro CNPJ base ou CPF do lote, a SEFAZ retornará o erro "CNPJ base/CPF do emitente difere do CNPJ base/CPF da primeira NF-e do lote recebido".

como_resolver:

Verifique o CNPJ base ou CPF do emitente na NF-e e certifique-se de que ele corresponda ao CNPJ base ou CPF da primeira NF-e no lote.
Garanta que todas as notas fiscais do lote possuem o mesmo CNPJ base ou CPF do emitente.
Ajuste o sistema de gestão ou ERP para que todos os documentos dentro do mesmo lote compartilhem o mesmo CNPJ base ou CPF.
Reenvie o lote de NF-e com as correções feitas no CNPJ base ou CPF do emitente.

tipos_documento:

NFe (Nota Fiscal Eletrônica)
NFCe (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica)