Rejeição: CNPJ base/CPF do emitente difere do CNPJ base/CPF da primeira NF-e do lote recebido

O que é :

Este erro ocorre quando o CNPJ base ou CPF do emitente de uma NF-e ou NFC-e não corresponde ao CNPJ base ou CPF da primeira NF-e do lote enviado à SEFAZ. Durante o envio de um lote de NF-e, todas as notas fiscais devem ter o mesmo CNPJ base ou CPF do emitente. Se houver discrepância no CNPJ base ou CPF entre a primeira NF-e do lote e as demais, a SEFAZ rejeitará o lote e apresentará o erro "CNPJ base/CPF do emitente difere do CNPJ base/CPF da primeira NF-e do lote recebido".

causas_comuns :

O CNPJ base ou CPF do emitente foi preenchido incorretamente ou foi alterado após a primeira nota fiscal ser emitida no lote.
O sistema de gestão ou ERP está gerando lotes com diferentes CNPJs ou CPFs para o mesmo lote, o que é inconsistente.
Foi realizada a inclusão de uma nova nota fiscal em um lote já enviado, mas com um CNPJ base ou CPF diferente do primeiro emitido.

Exemplo Prático:

<infNFe Id="NFe12345678901234567890012345678901234567890123">
  <ide>
    <CNPJ>12345678000195</CNPJ> <!-- CNPJ do emitente -->
    ...
  </ide>
</infNFe>

Se o CNPJ base ou CPF do emitente de uma NF-e for diferente do CNPJ base ou CPF da primeira NF-e no lote, a SEFAZ retornará o erro "CNPJ base/CPF do emitente difere do CNPJ base/CPF da primeira NF-e do lote recebido".

como_resolver:

Verifique o CNPJ base ou CPF do emitente de todas as NF-e e NFC-e dentro do mesmo lote e garanta que eles sejam iguais.
Se necessário, ajuste o CNPJ base ou CPF da nota fiscal para que ela corresponda ao da primeira nota fiscal do lote.
Corrija a configuração do sistema de gestão ou ERP para evitar que diferentes CNPJs ou CPFs sejam utilizados dentro do mesmo lote.
Reenvie o lote com as correções feitas no CNPJ base ou CPF do emitente.

tipos_documento:

NFe (Nota Fiscal Eletrônica)
NFCe (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica)